A Serenata Monumental da Queima das Fitas de Coimbra, agendada para esta quinta-feira, foi cancelada, informou hoje a comissão organizadora da Queima das Fitas (COQF), nas redes sociais.
De acordo com a organização, foram esgotados todos os prazos para garantir condições de segurança e logística para a realização da Serenata, que costuma ter lugar na Sé Velha, no centro da cidade de Coimbra.
"Até à data, como é público, não houve pareceres positivos expressos destas entidades para a realização da Serenata na Sé Velha, porém foi possível perceber que medidas seriam necessárias para a realização do evento onde todos desejamos que ele possa acontecer", pode ler-se no comunicado divulgado pela COQF.
Apesar de terem sido apuradas as condições de logística necessárias, a comissão organizadora disse que, devido ao curto período de tempo, não foi possível assegurar as mesmas para a realização do evento.
Foi, por isso, proposta a realização da Serenata Monumental na Sé Nova. No entanto, a Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra não aceitou aquela que era a "única solução possível", segundo a COQF.
"Não tendo a Secção de Fado demonstrado qualquer tipo de cedência neste processo, recusando-se a atuar em qualquer outro local que não a Sé Velha, somos então obrigados, lamentavelmente, a cancelar a Serenata", esclareceu a comissão responsável pela Queima das Fitas de Coimbra, pedindo à Academia que "não se criem divisões" na sequência do anúncio.
Facto é que, nas redes sociais, já se somam centenas de comentários a criticar a postura das instituições. O fado académico e as serenatas estudantis começaram a ganhar força em Coimbra na segunda metade do XIX dando origem ao conhecido Fado de Coimbra. A Serenata Monumental é um dos principais eventos da Queima das Fitas de Coimbra.