País

Universidade de Aveiro vai abrir curso de Medicina

A atual proposta envolve ensino na UA e orientação tutorial clínica em três Unidades Locais de Saúde, designadamente a ULS Região de Aveiro, a ULS Entre-Douro-e-Vouga e a ULS Gaia/Espinho, no âmbito do Centro Académico Clínico Egas Moniz Health Alliance.

Universidade de Aveiro.
Reproduçã0/Universidade de Aveiro

SIC Notícias

A Universidade de Aveiro (UA) foi autorizada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a abrir um mestrado integrado em Medicina, depois de uma primeira candidatura ter sido recusada, informou esta sexta-feira fonte da academia.

"O Conselho de Administração da A3ES informou hoje que a proposta da Universidade de Aveiro (UA) para um Mestrado Integrado em Medicina foi aprovada", refere uma nota da UA.

Esta decisão surge depois de no passado a A3ES ter recusado a candidatura da UA para o mestrado integrado de Medicina. De acordo com a mesma nota, a atual proposta envolve ensino na UA e orientação tutorial clínica em três Unidades Locais de Saúde (ULS), designadamente a ULS Região de Aveiro, a ULS Entre-Douro-e-Vouga e a ULS Gaia/Espinho, no âmbito do Centro Académico Clínico Egas Moniz Health Alliance.

Segundo o relatório da Comissão de Avaliação Externa (CAE), citado pela UA, "a missão, a visão e os objetivos do mestrado integrado em Medicina estão claramente definidos e assentam num programa moderno estruturado em torno de um currículo em espiral centrado no aluno".

A CAE considera ainda que o programa "está alinhado com os resultados de aprendizagem pretendidos e é adequado à aquisição de competências exigidas para um médico", observando que "a lista de tutores (já comprometidos) nos estágios de orientação tutorial clínica é impressionante".

Quanto à investigação, a CAE considera que "o programa é apoiado pela evidência de múltiplos projetos e atividades de investigação ativa (nacionais e internacionais) em curso nas áreas das ciências médicas e clínicas na UA e no Centro Académico Clínico".

"Infraestruturas físicas e equipamentos disponíveis são adequados"

Finalmente, a CAE considera também que "as infraestruturas físicas e os equipamentos disponíveis na UA são adequados para suportar as unidades curriculares".A Câmara de Aveiro também já anunciou que irá apoiar os futuros alunos deste curso, no âmbito de um protocolo celebrado com a UA.

Além de disponibilizar equipamentos municipais, nomeadamente a biblioteca, com o intuito de assegurar locais de estudo, com acesso a computadores e ligação à Internet, a autarquia irá criar um circuito viário de autocarro ou ajustamento dos circuitos existentes, que permitam a deslocação dos docentes e estudantes entre a UA e os seus locais de estágio clínico. O protocolo de cooperação tem a duração de 10 anos, sendo automaticamente renovado por iguais períodos.

Com Lusa

Últimas