País

Ana Jorge acusa atual Governo de “profundo desconhecimento” sobre Santa Casa

Durante o seu discurso no Parlamento, a ex-provedora sublinhou ainda que sempre procurou “defender uma sociedade mais justa”, “pelo que não podia deixar de ficar indignada com as acusações por parte da Sr.ª ministra do Trabalho”.

SIC Notícias

A provedora exonerada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Ana Jorge, respondeu esta quarta-feira às perguntas dos deputados no Parlamento, após requerimentos da Iniciativa Liberal e do Chega, sobre a situação financeira da instituição e sobre o negócio da internacionalização dos jogos sociais.

Nas declarações feitas, Ana Jorge negou novamente as acusações que lhe foram dirigidas, e também à Mesa da Santa Casa, garantindo que as acusações revelam um “profundo desconhecimento” da tutela sobre a instituição.

“Rejeito de forma absoluta”, disse Ana Jorge que aproveitou e explicou que ao contrário do que foi dito o “vencimento dos membros da Santa Casa é fixado em portaria por um membro do Governo, tendo por referência os montantes definidos para os gestores públicos”.

Durante o seu discurso, a ex-provedora sublinhou ainda que sempre procurou “defender uma sociedade mais justa”, “pelo que não podia deixar de ficar indignada com as acusações por parte da Sr.ª ministra do Trabalho”.

“A mesa trabalhou arduamente para que em setembro de 2023 fossem pagos todos os salários, cumpridos os compromissos com fornecedores, para que não houvesse qualquer situação de incumprimento”, disse Ana Jorge, sublinhando que, atualmente “a Santa Casa não tem praticamente nenhuma dívida”.

“Tem um problema financeiro estrutural, sim, mas sempre cumpriu pontualmente os seus compromissos financeiros. Vamos a tempo de Salvar a Santa Casa, mas há muito a fazer no processo de reestruturação”, afirmou, afastando assim as acusações de que não tinha feito “nada” para travar o declínio da SCML.

Durante as declarações, Ana Jorge fez ainda questão de garantir que “a atual situação económica e financeira não compromete a missão primordial da Santa Casa de apoio aos mais desfavorecido”.

Últimas