País

Hospital de Santa Maria alvo de fiscalização devido a casos de legionella

Só em 2024 o Hospital de Santa Maria registou seis casos de legionella e uma vitima mortal. Hospital afasta a hipótese de surto.

Horacio Villalobos

SIC Notícias

O Hospital de Santa Maria vai ser alvo de uma fiscalização por parte da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), após o alerta de casos de legionella. A fiscalização vai decorrer no serviço de dermatologia, onde foram detetados os dois casos.

O jornal online Observador avançou com a noticia de que duas pessoas tinham sido diagnosticadas, com a doença, após passarem pela ala de dermatologia do hospital. O jornal também adiantou que um dos doentes, com outras doenças, acabou por vir a óbito.

"Verificar o cumprimento das obrigações dos responsáveis por todos os equipamentos, redes e sistemas que possam contribuir para a contaminação da bactéria da Legionella; Contribuir para a existência de unidades de saúde seguras, credíveis e com qualidade, que zelam pela saúde dos utentes, colaboradores, visitantes e comunidade, através da efetiva aplicação de um plano de prevenção e controlo da bactéria e do envolvimento dos diferentes intervenientes em todo o processo; Promover uma cultura de segurança nas unidades de saúde", avança a IGAS.

Só este ano, foram registados seis casos da doença no Hospital de Santa Maria, mas a administração nega um surto de legionella nas instalações.

"Não há casos de legionella no Hospital de Santa Maria e que as duas análises ao Serviço de Dermatologia deram resultado negativo, conforme documentos recebidos da SP [Saúde Pública] ", esclareceu o hospital.

O hospital também acrescenta que "tem um plano de reação rápida, que tem funcionado exemplarmente, e uma comissão técnica que monitoriza este risco, pelo que não é correto e justo", dizer que existe um surto de legionella no hospital.



Últimas