País

Ataque racista no Porto: Mortágua diz que discurso do Chega alimenta ódio

Seis homens foram identificados e um foi detido, pela posse de arma ilegal, na sequência de vários ataques contra imigrantes, no Porto, na madrugada de sexta-feira.

SIC Notícias

A coordenadora do Bloco de Esquerda acusou este domingo o Chega de alimentar ataques de ódio contra imigrantes.

"A legitimação que tem o discurso racista com a eleição de 50 deputados da extrema-direita cria uma onda que é favorável a este tipo de atos violentos", afirmou.

As declarações de Mariana Mortágua surgem após o ataque de um grupo organizado contra imigrantes, no Porto.

Aos jornalistas, Mariana Mortágua disse que é preciso começar por reconhecer que o racismo existe em Portugal.

"Há um problema de racismo em Portugal. Há um passado colonial com o qual Portugal vai ter que lidar e vai ter que lidar fazendo essa história, reconciliando-se com o seu próprio passado."

Seis homens foram identificados e um foi detido, pela posse de arma ilegal, na sequência das agressões a imigrantes, no Porto, na madrugada de sexta-feira.

Dez imigrantes foram atacados, na habitação onde estavam, por um grupo de 10 homens, munidos com paus e, a PSP ainda não conseguiu confirmar, por uma arma de fogo, de acordo com a Lusa.

Por volta da 01:00, dois imigrantes foram agredidos no Campo 24 de Agosto. Duas horas depois, na Rua Fernandes Tomás, outro imigrante foi também agredido, por outros suspeitos.

Últimas