País

Marques Mendes anuncia Rui Moreira como candidato da AD às europeias

O comentador da SIC avança que o nome escolhido pela AD às europeias será o do autarca do Porto, no entanto um conjunto de 20 autarcas sociais-democratas assinaram um manifesto contra porque consideram que nomeação é “traição” aos militantes do PSD.

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, durante a viagem do navio-escola NRP Sagres, de Matosinhos para o Porto, no âmbito das comemorações do Dia da Marinha 2023
ESTELA SILVA

SIC Notícias

No habitual espaço de comentário no Jornal da Noite de domingo, Luís Marques Mendes avançou que será Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, o cabeça-de-lista da Aliança Democrática, às Europeias.

Ainda que a comunicação formal só aconteça esta segunda-feira após a reunião da Comissão Nacional, o comentador da SIC avançou que a lista irá incluir “autarcas e ex-autarcas".

Já se sabia que o autarca do Porto era um nome que reunia consenso nos núcleos do PSD e CDS, mas agora a decisão parece já estar tomada até porque o próprio Rui Moreira, no seu comentário semanal na CNN, deu sinal de que já está a pensar em Bruxelas.

O projeto europeu “é um projeto que me atrai”, disse o autarca, numa noite em que também deu conta de que considera que os seus projetos para o Porto estão quase todos “concretizados”.

Quanto ao PS, Marques Mendes não avançou qualquer decisão final.

Há um manifesto de autarcas contra a escolha

Ainda que o autarca do Porto reúna consensos dentro do núcleo dirigente do PSD e do CDS como um “nome forte” a levar a Bruxelas, esta escolha não é vista com bons olhos por 20 autarcas do PSD no Porto que assinaram um manifesto contra a escolha de Rui Moreira para encabeçar a lista da AD às europeias.

Os assinantes sociais-democratas, envolvidos nas autárquicas de 2021, consideram que a nomeação de Rui Moreira seria uma “traição aos portuenses, aos militantes, simpatizantes e autarcas eleitos pelo PSD” e deixaria “marcas profundas na confiança que os portuenses têm no PSD”.

“O Porto nunca perdoou a quem o abandona”, lê-se no comunicado a que o Expresso teve acesso e que já foi entregue à direção do PSD.

De acordo com o jornal, entre os signatários, para além de Miguel Côrte-Real, líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal do Porto, que já tinha manifestado essa oposição, está Vladimiro Feliz, que foi candidato à Câmara do Porto em 2021 e tinha sido vice-presidente do executivo nos mandatos de Rui Rio. E também Tiago Mota e Costa, diretor dessa campanha, e Alexandre Pinto, que fez parte dessa mesma direção de campanha.

O documento é ainda assinado por outros autarcas, vários de assembleias de freguesia, e sobretudo antigos candidatos a vereador, como Rita Monteiro de Sousa e Luís Magalhães, ambos candidatos em 2021, quando o PSD era liderado por Rui Rio. Ou seja, o manifesto acaba por poder ser lido como uma crítica à atual direção por ir escolher alguém contra o qual estes signatários estiveram a lugar politicamente há menos de três anos.

Os autarcas do PSD acusam Rui Moreira de protagonizar “fortes ataques ao sistema partidário nacional”, que agora tem “vontade enorme de integrar”, sendo que para os sociais-democratas, esta aproximação de Rui Moreira ao PSD está relacionada com o “decrescer da sua popularidade ao longo dos seus mandatos”.

Outro argumento utilizado no manifesto para afastar o autarca do Porto da ida para Bruxelas é a “proximidade” com o ex-primeiro-ministro socialista.

“A proximidade que sempre manteve e mantém com António Costa, tendo mesmo afirmado que ‘Portugal tinha a sorte de ter António Costa como primeiro-ministro’, torna difícil compreender a recente aproximação à AD”, atiram.

Por fim, é ainda lembrado que Rui Moreira “assumiu o compromisso de cumprir o seu mandato até ao fim” e “se o PSD o nomear, vai contribuir para não cumprir mandato. Algo que o PSD/Porto andou a defender até aqui”.

Ao Expresso, Miguel Côrte-Real, o líder da bancada municipal do PSD no Porto, garantiu que há outros nomes melhores que o de Rui Moreira para encabeçar a lista a Bruxelas.

“Miguel Poiares Maduro é reconhecido dentro e fora do partido, na Europa, fez campanha connosco aqui no Porto. Era um nome que credibilizaria o partido”, lançou.

Ainda que Marques Mendes tenha dado o nome de Rui Moreira como certo, Miguel Côrte-Real tem “esperança” que Luís Montenegro possa ter em causa o parecer entregue pelos sociais-democratas da autarquia do Porto.

Últimas