País

Ministro das Finanças vai faltar a debate de urgência sobre polémica com descida do IRS

O Governo alega que Joaquim Miranda Sarmento vai estar em Washington, para uma reunião que já estava marcada, e, por isso, não pode estar presente no Parlamento.

ANTÓNIO COTRIM/Lusa

SIC Notícias

O ministro das Finanças não vai, esta quarta-feira, estar no Parlamento no âmbito do debate de urgência sobre a polémica descida do IRS. O Governo vai estar representado pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte.

A justificação apresentada pelo Executivo é que Joaquim Miranda Sarmento estará numa reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, em Washington.

O debate foi pedido pelo PS, que acusou o Governo liderado por Luís Montenegro de “má-fé”, na questão da descida do IRS.

O ministro das Finanças esclareceu que os 1.500 milhões de euros de alívio no IRS referidos pelo primeiro-ministro, no início do debate do programa do Governo, não vão somar-se aos cerca de 1.300 milhões de euros de redução do IRS inscritos no Orçamento do Estado para 2024 e já em vigor, ou seja, a descida acabará por rondar os 200 milhões de euros.

Últimas