O tempo frio vai acentuar-se na madrugada desta sexta-feira, com algumas regiões no interior norte do país a chegarem aos 5 graus negativos. Os distritos de Bragança e Guarda vão ser os mais afetados, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Ainda assim, o IPMA prevê que a partir do próximo sábado os termómetros voltem a registar subidas nas temperaturas com o regresso da chuva.
“Na região norte, especialmente no interior, as temperaturas irão baixas para valores entre os zero e os -5 graus, no entanto será uma situação relativamente normal para a época do ano”, explica o meteorologista do IPMA, Jorge Ponte.
Os distritos de Bragança e Guarda estão sob aviso amarelo por causa do frio até às 23 horas desta sexta-feira.
A partir de domingo as temperaturas irão subir “de forma muito notória”, trazendo ainda a chuva que se prevê ficar até ao final do mês.
“As temperaturas irão subir de forma muito notória e vamos ter uma mudança de padrão do estado de tempo. No dia 13 vai ocorrer precipitação e no dia 14 já pode ocorrer precipitação forte", acrescenta.
Em Lisboa, o plano de contingência para auxiliar as pessoas em situação de sem-abrigo está a funcionar dentro do previsto, e deverá manter-se até domingo, altura em que será feita uma nova avaliação pela autarquia.