Vários países da Europa estão a registar temperaturas muito baixas que, em Portugal, podem descer até aos 7 graus negativos, segundo a previsão meteorológica dada à SIC por Nuno Lopes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Duarte Costa, especialista em Alterações Climáticas, explica as causas deste fenómeno que faz com em Portugal se estejam a verificar temperaturas idênticas às registadas no Norte da Finlândia e na Suécia.
“Um fenómeno que normalmente está por trás deste tipo de eventos de muito frio, às vezes de muito calor ou de muitas chuvas, são as correntes de jato que derivam da rotação da Terra. Normalmente tem uma circulação de Oeste para Este.
Antes, no fim de semana, esta circulação estava a trazer ar muito frio do Norte para a Europa e, portanto, tínhamos um ar polar muito frio, temperaturas que chegaram a - 47 na Noruega, - 30 na Suécia, que são temperaturas baixas mesmo para estes países que sabemos que são frios", explica Duarte Costa.
O especialista sublinha que entretanto a situação se inverteu, o que justifica o facto de, ao contrário do que é habitual, em “Portugal e no norte da Finlândia e na Suécia, a temperatura ser mais ou menos a mesma, mais ou menos 5, 8 graus".
“No centro da Europa, temos temperaturas negativas, - 10 e mais frias ainda, porque há um ar frio que ficou aqui meio estacionário, da circulação anterior, que estava a trazer ar muito frio dos polos para a Europa”.
Como referiu anteriormente, “o que faz estes fenómenos são as correntes de jato e aqui, em Portugal, a corrente de jato também está a trazer ar mais quente e vai trazer chuva e temperaturas muito mais amenas, sobretudo, para este fim de semana”, indica Duarte Costa sobre a previsão meteorológica, depois de uns dias de frio.