País

O que é o lobbying, tantas vezes confundido com práticas ilegais?

A legalização do lobbying, dos grupos de pressão, regressa ao parlamento na próxima semana. A ideia é criar regras e tornar claro quem são e o que podem fazem as entidades ou pessoas que tentam influenciar grandes decisões.

SIC Notícias

O tema do lobbying volta ser discutido no Parlamento, mas dificilmente haverá uma decisão porque faltam apenas duas semanas para a dissolução da Assembleia da República.

Ainda assim, vão estar em debate propostas do PS, PSD e Iniciativa Liberal que incluem a criação de regras claras para a atividade, como a obrigação ao registo público de quem a exerce e alargamento da pausa entre cargos públicos e privados. O objetivo é criar mais regras de transparência para quem exerce uma atividade que não está regulamentada.

O problema dos grupos de pressão ganhou nova urgência por causa do caso que levou à queda do Governo. Suspeita-se de interferência e manipulação nos negócios do lítio e do hidrogénio.

O lobbying é uma atividade legal em grande parte dos países desenvolvidos, em que pessoas e empresas representam e defendem interesses dos clientes junto dos decisores públicos. Em Portugal não está regulada, é pouco conhecida e é frequentemente confundida com práticas não legais.


Últimas