País

Dezenas de utentes recorrem aos centros de saúde para evitar urgências

O Governo voltou a alargar o horário de funcionamento de perto de 200 centros de saúde. O objetivo é dar apoio médico aos utentes, diminuindo, ao mesmo tempo, a pressão nas urgências.

Marta Sobral

Fernando Silva

Para tentar aliviar a pressão nas urgências dos hospitais, quase 200 centros de saúde estão abertos este domingo. A procura está a ser grandes, como se viu durante a manhã, na zona de Odivelas, em Lisboa.

A fila de espera é idêntica a um dia da semana, mas aconteceu este domingo. Dezenas de utentes esperam do lado de fora do centro de saúde para evitarem tempos mais longos nas urgências dos hospitais. À semelhança do que aconteceu na véspera e no dia de Natal, há 193 centros de saúde que estão abertos neste último dia do ano.

Com este alargamento de horário, o Governo quer dar resposta a todos os doentes, numa altura mais propícia aos vírus respiratórios. Há utentes que estão a escolher as unidades locais em vez dos hospitais e há também quem seja encaminhados pelas autoridades de saúde (entre eles o SNS24).

No dia 1 de janeiro repete-se a medida, com 187 centros de saúde a funcionarem em horário alargado.

Últimas