Os tempos de espera nos hospitais de Lisboa continuam elevados e, por isso, o Hospital das Forças Armadas em Lisboa vai receber utentes do Serviço nacional de Saúde. No Porto a afluência às urgências voltou aos valores médios da época e o tempo de espera, para os casos mais urgentes, anda agora entre as três e as quatro horas.
O filho de Maria deu entrada no Amadora-Sintra às 16:30 de quinta-feira. Com suspeitas de uma apendicite aguda, ficou com pulseira amarela. 24 horas depois ainda estava à espera do resultado dos exames.
O Amadora-Sintra atendeu na quinta-feira 663 pessoas na urgência geral. No início da semana foram quase 900. O hospital chegou a pedir para que as ambulâncias fossem encaminhadas para outras unidades, mas o INEM recusou o pedido, sendo um sinal de que todas as urgências da região estão pressionadas.
Os bombeiros também não têm ambulâncias para tanta procura.
Numa corporação de Camarate, em Loures, a maioria dos transportes são para o Hospital Beatriz Ângelo, onde os tempos de espera não acontecem só dentro das instalações, às vezes é preciso esperar dentro da ambulância.
Aos poucos os tempos de espera vão reduzindo, ainda assim, com as ambulâncias retidas nos hospitais, há outros serviços que ficam comprometidos.
Na urgência do hospital de Santa Maria, a situação melhorou. Esta sexta-feira o tempo de espera dos doentes urgentes rondava em média
a uma hora e meia.
Para fazer face a esta procura, a direção executiva do SNS e o Hospital das Forças Armadas estabeleceram um protocolo de cooperação, com efeito imediato os utentes do SNS podem ser encaminhados para este hospital.
No Porto
O número de pessoas que procuram as urgências do Hospital de São João tem vindo a diminuir desde terça-feira. Esta sexta-feira são muito inferiores aos do início da semana e assim devem continuar até ao final do ano.
Razoável é também o número de doentes que telefona para o "SNS 24" antes de se deslocar às urgências do Hospital.
Numa altura em que o pico da gripe ainda não foi atingido e se aproxima mais um fim de semana de festas com ajuntamentos, o uso de máscara será sempre recomendado, caso existam sintomas gripais.