País

Tamiflu está em falta em algumas farmácias portuguesas

O Infarmed garante que o medicamento não está esgotado em Portugal. Com a época festiva, a distribuição terá tido constrangimentos e, por essa razão, o fármaco indicado para tratar a Gripe A tem estado indisponível em algumas farmácias portuguesas.

André Palma

SIC Notícias

O medicamento Tamiflu, indicado para o tratamento da Gripe A, está em falta em algumas farmácias portuguesas. Na manhã desta quinta-feira, em Lisboa, uma farmácia teve dificuldades em fazer encomenda do fármaco.

Carla Gonçalves, farmacêutica, reconhece algumas “dificuldade de abastecimento desde quinta-feira passada”. A época festiva e os feriados poderão estar na origem dos constrangimentos e da chegada dos medicamentos às farmácias.

Hoje já conseguimos encomendar algumas embalagens. Obviamente o medicamento encontra-se rateado para conseguir chegar a todas as farmácias, mas já conseguimos encomendar três embalagens. É pouquinho para o que temos de pedidos e de receituário, mas pelo menos que chegue a nível nacional a todas as farmácias, para haver um pouco em todo o lado”, explica à SIC Notícias.

Uma vez encomendado, as três caixas de Tamiflu deverão chegar a esta farmácia, em Lisboa, durante a tarde. O medicamento é sujeito a receita médica, o que significa que só poderá ser vendido mediante prescrição médica.

O Infarmed negou haver falhas no stock de Tamiflu em Portugal. Em resposta a uma notícia da RTP, onde se avançava que o fármaco estava esgotado, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde afirma que, segundo o titular do fármaco que “o mercado nacional encontra-se abastecido de dezenas de milhares de embalagens de Tamiflu”, mais concretamente “cerca de 43.000” embalagens.

Nesse sentido, as farmácias e/ou unidades hospitalares que necessitem de proceder ao normal abastecimento deste medicamento, devem contactar os distribuidores grossistas, a empresa titular do medicamento ou o respetivo operador logístico”, avança ainda o Infarmed em comunicado.

Na última semana, os casos de Gripe A têm aumentado substancialmente, sendo já responsáveis por 96% dos casos de gripe que dão entrada nos hospitais. A grande afluência de doentes tem aumentado ainda mais a pressão nas urgências.

Últimas