País

Como vai estar o tempo no Natal? Se vai para o Interior, prepare-se para o frio (muito frio)

Esta época festiva vai ser marcada por tempo seco, de acordo com o IPMA, no entanto prevê-se a formação de nevoeiro para a região do interior norte e centro do país.

SIC Notícias

O inverno começou às 3:27 desta sexta-feira com céu pouco nublado e com temperaturas máximas a variar entre os 7.ºC e os 17.ºC, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De norte a sul do país, o inverno começou com tempo estável e seco e os portugueses podem esperar sol no dia de Natal.

“Nos próximos dias vamos ter a continuação de tempo seco, sem precipitação, portanto a maior parte do país vai ter sol e poucas nuvens”, refere Jorge Ponte, do IPMA.

Contudo, o tempo pode ser menos agradável nas zonas da Beira Alta e Trás-os-Montes.

“Foi emitido um aviso laranja de nevoeiro para Bragança e Guarda pela persistência de nevoeiro nos próximos dias. Até dia 26 esperamos que esse nevoeiro persista em algumas regiões do nordeste transmontano”, avisa Jorge Ponte.

Em aviso amarelo vão estar, no mesmo período, Vila Real e Viseu, devido à previsão de nevoeiro persistente e tempo frio, com a continuação de valores baixos de temperatura, em especial nos locais onde o nevoeiro se mantiver.

Se vai para o interior, prepare-se para noites frias

Segundo a informação mais atualizada do IPMA, entre hoje e terça-feira, 26 de dezembro, o estado do tempo em Portugal continental vai ser influenciado por um anticiclone, localizado a nordeste dos Açores e que se estende para a parte norte da Península Ibérica.

Estão previstos para a quadra natalícia dias de céu pouco nublado ou limpo, apresentando muita nebulosidade até ao meio da manhã, em especial no interior norte e centro.

As condições para formação de nevoeiro deverão estender-se a áreas nas regiões Centro e Sul na madrugada do dia 25. O vento será fraco a moderado, predominando do quadrante leste, e por vezes moderado a forte nas terras altas nos dias entre hoje e sábado, enfraquecendo gradualmente.

De acordo com o IPMA, as noites serão frias, com temperatura mínima acima de 5 graus Celsius (ºC) apenas na faixa costeira e condições para formação de gelo e geada, em especial no interior norte e centro onde a temperatura mínima deverá registar valores entre -4 e 0°C.

A temperatura máxima deverá registar, de um modo geral, valores entre 10ºC e 20°C, com os valores mais elevados no litoral das regiões Centro e Sul, em particular no Algarve, sendo inferior a 10°C no interior das regiões Norte e Centro. Nos locais onde se verificar a persistência de nebulosidade ou nevoeiro deverão persistir valores de temperatura inferiores a 5°C.

O instituto alerta ainda para a necessidade de cuidados ao nível da segurança rodoviária, em particular durante a noite e manhã, que deverá ser afetada pela ocorrência de gelo na estrada e de nevoeiro.

Últimas