País

Clima: jovens portugueses que levaram 32 países a tribunal distinguidos

Os seis jovens portugueses que avançaram com um processo judicial inédito contra 32 países foram eleitos "Personalidade do Ano" pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal.

SIC Notícias

Os seis jovens que levaram o caso ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, naquele que é o maior processo climático que corre na justiça, foram eleitos "Personalidade do Ano" pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal.

O grupo de seis jovens portugueses, entre os 11 e os 24 anos - Cláudia, Martim, Mariana, Catarina, Sofia e André - acusa os 27 estados-membros da União Europeia, o Reino Unido, Suíça, Noruega, Rússia, e Turquia de inação climática.

Juntaram-se depois dos incêndios de Pedrógão e, três anos depois conseguiu levar este processo a Estrasburgo.

Depois de José Saramago, António Guterres, ou Mário Soares, os seis jovens foram agora os escolhidos por cerca de 50 jornalistas estrangeiros em Portugal.

O prémio "Personalidade do Ano/Martha de La Cal" é atribuído pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal. todos os anos desde 1990. Distinguem personalidades que contribuem para a imagem do país no estrangeiro.

Últimas