António Costa está em Bruxelas a participar na cimeira de líderes europeus. A SIC esteve nos bastidores e esteve à conversa com o primeiro-ministro que disse que não está na luta pela presidência do Conselho Europeu e também não quis falar de um eventual regresso ao cargo de eurodeputado.
Na reta final como chefe do Governo, Costa não quer ainda falar ainda numa eventual corrida a cargos europeus, seja no Conselho ou no Parlamento Europeu.
"Europeias? Não estou privado de direitos políticos. Mas até se esclarecer a situação [Operação Influencer], acho que não devo exercer cargos públicos. Comecei a fazer política aos 14 anos. Não vou deixar de o fazer. Se o próximo líder do PS entender que devo entender que sou útil, com certeza que irei participar. Depois logo se verá o que acontece à vida e se as coisas se esclarecem", declarou à SIC.
O ainda primeiro-ministro deixa o futuro em aberto. No presente, participa na penúltima cimeira antes de deixar o cargo. O desafio em cima da mesa é chegar acordo para abrir as negociações de adesão com a Ucrânia.