As grávidas da região de Lisboa que precisem de recorrer a um serviço de urgência terão esta quarta-feira mais dificuldades. A urgência de obstetrícia do Amadora-Sintra e do São Francisco Xavier estão fechadas por falta de médicos. As grávidas estão a ser encaminhadas, por exemplo, para a Maternidade Alfredo da Costa.
Antes daqui chegar, Fátima ainda passou pelo hospital da área de residência. Mas acabou por ter sorte. Chegou ao São Francisco Xavier às 05:00, ainda no turno da noite, o que lhe permitiu ser atendida. Se tivesse chegado às 09:00, já não entrava na urgência e era encaminhada para a maternidade Alfredo da Costa.
Há dois dias que o São Francisco Xavier tem o serviço de obstetrícia fechado durante o dia.
Desde agosto que o São Francisco Xavier está obrigado a receber as gravidas do Santa Maria, por causa das obras da maternidade. Os dois hospitais têm de se coordenar para fazer as escalas dos médicos. Fonte do São Francisco Xavier diz à SIC que o Santa Maria não está a cumprir e que, por isso, são obrigados a encerrar o serviço. O Santa Maria diz que não comenta.
Para que o serviço funcione são precisos três especialistas e três internos por turno.
O Governo afasta o cenário de caos nas urgências.
Com mais uma urgência obstétrica fechada, outras como a Maternidade Alfredo da Costa ou Hospital de Loures vão ficar mais pressionadas.