Dezenas de peixes têm aparecido mortos nas margens do rio Seixe, que desagua na Costa Vicentina.
São na sua maioria tainhas ou liças e uma boa parte está em decomposição. É o resultado de um canal entupido e de uma barra que aguarda ainda por intervenção.
"A verdade é que é a força da natureza e a falta dos seus recursos nesta altura a levar a melhor aquilo que é a nossa vontade. Inevitavelmente, estas situações vão ocorrer com mais frequência", explica António Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Aljezur.
Depois de um verão marcado por seca e incêndios, as chuvas de outono acabaram por arrastar para a ribeira as cinzas acumuladas em terra. Foi há cerca de três semanas que começaram a aparecer as primeiras carcaças.
O cenário surpreendeu quem costuma frequentar a praia de Odeceixe, mas o município de Aljezur descarta problemas de contaminação ligados à Estação de Tratamento de Águas Residuais.
A Agência Portuguesa do Ambiente está a tomar diligências para romper com a barra arenosa que liga a ribeira de Seixe ao mar, possibilitando assim o seu escoamento. A obra acontecerá, ainda, esta semana.