País

PGR em Belém: Lobo Xavier diz que quebrou sigilo do Conselho de Estado em favor da verdade

António Lobo Xavier diz que quebrou o sigilo do Conselho de Estado para esclarecer uma dúvida que podia ser responsável pela degradação das instituições democráticas.

SIC Notícias

A visita da Procuradora-Geral da República a Belém assumiu a centralidade da crise política dos últimos dias. António Lobo Xavier Chamou a si a responsabilidade de iluminar um assunto com muitas pontas soltas.

No espaço de comentário que tem na CNN Portugal, o conselheiro de Estado revelou que foi António Costa que pediu a Marcelo para chamar Lucília Gago a Belém.

A revelação foi feita no Conselho de Estado e a violação do sigilo foi, rapidamente, criticada pelo primeiro-ministro. Lobo Xavier explica agora que este assunto precisava de ser esclarecido.

O Conselheiro de Estado assume que tomou esta posição pública em favor da verdade, num assunto que foi trazido a público pelo Presidente da República numa curta declaração durante a visita oficial a Bissau.

Entretanto, António Costa teve oportunidade de esclarecer as declarações de Marcelo Rebelo de Sousa, mas preferiu refugiar-se no sigilo das conversas institucionais.

Últimas