País

"São décadas de problemas": agricultores em protesto de Válega a Aveiro

Dezenas de agricultores juntaram-se, esta manhã, numa marcha lenta de protesto. Nos últimos anos, segundo as contas dos produtores, fecharam mais de 7.000 explorações leiteiras em Portugal.

Catarina Folhadela

Catarina Lúcia Carvalho

Sérgio Campos

Miguel Castro

A pobreza ou a quebra drástica de rendimentos afetam também várias atividades. Alguns criadores e produtores de leite são dos que mais se queixam porque muitos deixaram de conseguir ganhar o suficiente para pagar as despesas. Esta sexta-feira, saíram com os tratores às ruas em Aveiro numa marcha lenta para exigir ajuda do Governo.

Nos últimos anos, contas dos produtores, fecharam mais de 7 mil explorações leiteiras em Portugal. Só no distrito de Aveiro encerraram 2.000.

Já é, por isso, quase uma tradição por altura da Agro Vouga: 30 quilómetros de Válega a Aveiro em marcha lenta pela Estrada Nacional 109, para denunciar as “décadas de problema na agricultura”.

No início da marcha - que começou com atraso - eram duas dezenas de tratores. Outros se foram juntando, nas várias paragens do caminho, num protesto que é também um apelo aos consumidores e à grande distribuição

Lista vai ser entregue no Ministério da Agricultura

Falta uma ação política forte de regulação do mercado que fiscalize a grande distribuição, diz a Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Esta é a principal reivindicação de uma lista de pedidos e exigências que será entregue no Ministério da Agricultura e na Assembleia da República.

Últimas