A pobreza ou a quebra drástica de rendimentos afetam também várias atividades. Alguns criadores e produtores de leite são dos que mais se queixam porque muitos deixaram de conseguir ganhar o suficiente para pagar as despesas. Esta sexta-feira, saíram com os tratores às ruas em Aveiro numa marcha lenta para exigir ajuda do Governo.
Nos últimos anos, contas dos produtores, fecharam mais de 7 mil explorações leiteiras em Portugal. Só no distrito de Aveiro encerraram 2.000.
Já é, por isso, quase uma tradição por altura da Agro Vouga: 30 quilómetros de Válega a Aveiro em marcha lenta pela Estrada Nacional 109, para denunciar as “décadas de problema na agricultura”.
No início da marcha - que começou com atraso - eram duas dezenas de tratores. Outros se foram juntando, nas várias paragens do caminho, num protesto que é também um apelo aos consumidores e à grande distribuição
Lista vai ser entregue no Ministério da Agricultura
Falta uma ação política forte de regulação do mercado que fiscalize a grande distribuição, diz a Confederação Nacional da Agricultura (CNA).
Esta é a principal reivindicação de uma lista de pedidos e exigências que será entregue no Ministério da Agricultura e na Assembleia da República.