O líder da bancada parlamentar do partido socialista diz que esperava que Mário Centeno aceitasse ser primeiro-ministro numa situação de emergência e rejeita as acusações do PSD sobre a independência do governador do Banco de Portugal.
"Se ao professor Mário Centeno fosse pedido uma liderança de um Governo, nesta circunstância, a minha perspetiva como cidadão é que ele responsavelmente aceitasse", revela Eurico Brilhante Dias.
À saída da conferência de líderes, Eurico brilhante dias garante o Orçamento do Estado para 2024 é um bom orçamento.
“O Partido Socialista suportou e apoiou na generalidade um bom Orçamento do Estado que diminui impostos, aumenta funcionários públicos e pensões”, acrescenta o líder parlamentar socialista.
O lítio e as eleições
O primeiro-ministro, António Costa, pediu na terça-feira a demissão ao Presidente da República, que a aceitou.
António Costa é alvo de uma investigação do Ministério Público no Supremo Tribunal de Justiça, após suspeitos num processo relacionado com negócios sobre o lítio, o hidrogénio verde e o 'data center' de Sines terem invocado o seu nome como tendo intervindo para desbloquear procedimentos.
Marcelo Rebelo de Sousa anunciou esta quinta-feira a dissolução da Assembleia da República, após a aprovação do Orçamento do Estado, e a convocação de eleições para 1 de março de 2024.