País

IL critica "solução à italiana" de trazer Mário Centeno para terminar legislatura

A opção do Partido Socialista de ter Mário Centeno a terminar a legislatura levou a várias reações negativas dos partidos políticos, nomeadamente do IL.

Maria Madalena Freire

O Iniciativa Liberal critica António Costa por sugerir Mário Centeno para novo primeiro-ministro. O líder parlamentar diz que o PS confunde o partido com o Estado.

“Era o que mais faltava ter uma solução à italiana, demonstrando esta atitude do PS que se acha o dono disto tudo, confunde-se o Estado com o PS e, ao invés de devolver a voz aos portugueses, vinha com uma solução à italiana trazendo do Banco de Portugal o seu ex ministro das Finanças. Já na altura combatemos que fosse de ministro para o Banco de Portugal e agora volta aqui como uma plataforma giratória”, referiu Rodrigo Saraiva, deputado do Iniciativa Liberal.

Após a conferência de líderes, o IL acabou por criticar a opção que o Partido Socialista deu a Marcelo Rebelo de Sousa, para evitar ir a eleições antecipadas “pelo bem do país”.

No entanto, e tal como referiu o Presidente da República no seu discurso ao país esta quinta-feira, essa solução danificaria as funções do Presidente, num momento importante no quadro internacional e nacional.

O lítio e as eleições

O primeiro-ministro, António Costa, pediu na terça-feira a demissão ao Presidente da República, que a aceitou.

António Costa é alvo de uma investigação do Ministério Público no Supremo Tribunal de Justiça, após suspeitos num processo relacionado com negócios sobre o lítio, o hidrogénio verde e o 'data center' de Sines terem invocado o seu nome como tendo intervindo para desbloquear procedimentos.

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou esta quinta-feira a dissolução da Assembleia da República, após a aprovação do Orçamento do Estado, e a convocação de eleições para 1 de março de 2024.

Últimas