País

Cai segunda aeronave num só dia em Ponte de Sor

Um dos envolvidos encontra-se ferido, estando em estado grave. Já o outro não resistiu aos ferimentos da queda da aeronave. Esta manhã, caiu também um ultraleve com dois passageiros.

Catarina Terroso

Pedro Galego

José Louro

Lusa

Uma segunda aeronave caiu na zona de Ponte de Sor, esta sexta-feira, depois de já esta manhã ter caído uma ultraleve. Desde segundo acidente resultou uma morte, o instrutor de 40 anos, e um ferido grave, o aluno de 22 anos.

Um avião de instrução da escola Sevenair caiu esta sexta-feira, com instrutor e aluno, na pista do próprio aeródromo. Após o acidente, um dos envolvidos ficou gravemente ferido e o outro não resistiu aos ferimentos.

Ainda estão no terreno 18 operacionais e oito viaturas.

O que aconteceu

O alerta para o acidente aéreo, indicou à agência Lusa a fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, foi dado às 15:49.

Segundo a mesma fonte, a aeronave acidentada é um Cessna de instrução e a bordo seguiam dois ocupantes, ambos homens, um com 22 anos e outro de 40.

O ferido grave resultante da queda da aeronave de instrução ocorrida hoje no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor (Portalegre) foi helitransportado para o Hospital de São José, em Lisboa, revelou fonte da Proteção Civil.

"O ferido está a ser transportado, de helicóptero, para o Hospital de S. José", disse à agência Lusa a fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo.

A Lusa constatou no local que o helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que aterrou na pista do aeródromo por volta das 17:15, levantou voo às 17:58.

A Lusa, que se encontra no aeródromo a acompanhar a Cimeira aeronáutica Portugal Air Summit, apercebeu-se, através do barulho, da queda da aeronave.

Testemunhas relataram à Lusa que a avião teria "acabado de levantar voo" quando "fez uma espécie de pirueta e caiu".

A aeronave ficou junto da pista do aeródromo e os meios de socorro deslocaram-se de imediato para o local e às 16:45 ainda se encontravam em operações de socorro.

Contactado pela Lusa, o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) limitou-se a adiantar que já tem no local uma equipa a proceder a averiguações.

As operações de socorro envolvem 20 operacionais apoiados por nove veículos.

A primeira aeronave

Um avião ultraleve, com dois ocupantes a bordo, caiu esta sexta-feira de manhã junto à barragem de Montargil, no concelho de Ponte de Sor, distrito de Portalegre, revelou fonte da Proteção Civil. Os dois tripulantes sofreram ferimentos considerados graves.

O comandante dos Bombeiros de Ponte de Sor, Simão Velez, indicou que as vítimas foram estabilizadas no local pelas equipas de emergência e vão ser transportadas para o hospital. Trata-se de dois homens, de 32 e 39 anos.

A fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo indicou que o alerta para o acidente aéreo foi dado às autoridades às 11:06.

As operações de socorro mobilizaram um total de 25 operacionais dos Bombeiros de Ponte de Sor, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da GNR, apoiados por dez veículos, incluindo uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER).

A diretora do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, Sandra Catarino, referiu que a aeronave acidentada não está relacionada com a atividade desta infraestrutura e que se tratava de "um voo privado".

[Notícia atualizada às 17:35]

Últimas