O Conselho de Estado desta quinta-feira é o último passo antes do anúncio da decisão de Marcelo Rebelo de Sousa. O Presidente da República convocou os conselheiros, para, a partir das 15 horas, discutir a atual crise política em Portugal. Ainda na posição de primeiro-ministro, também António Costa esteve presente na reunião que decorre esta quinta-feira no Palácio de Belém.
O primeiro-ministro demissionário entrou na Sala das Bicas 12 minutos depois das três da tarde, a hora marcada para o inicio dos trabalhos.
As saídas possíveis passam por dissolver a Assembleia da República (AR) e convocar eleições antecipadas, ou chamar o Partido Socialista a indicar um novo primeiro-ministro.
Além disso, há também a pergunta: o que fazer com a votação do Orçamento do Estado para 2024?
Se a dissolução acontecer até dia 29 de novembro - data da votação final - o documento fica sem efeito. Se o presidente optar por dissolver o Governo depois de dia 29, o país poderia iniciar o ano com as contas feitas por Fernando Medina.