No primeiro debate sobre o Orçamento do Estado para 2024, a oposição criticou o fraco crescimento económico e a falta de medidas na habitação e na saúde. E sem surpresas, António Costa defendeu as contas certas do programa.
O primeiro-ministro defendeu as contas certas do Orçamento para o próximo ano mas há contas que a oposição fez que não dão saldo positivo. Como por exemplo na habitação, em que Bloco de Esquerda e o PCP fizeram questão de trazer ao debate.
Costa justificou o fim ao travão das rendas com a missão de restabelecer a confiança no mercado de arrendamento, depois de ainda em setembro ter dado quase como que garantido que o travão se mantinha.
A meio de negociações entre médicos e Governo, o assunto também é trazido à discussão, mas não é no debate do Orçamento do Estado que António Costa faz revelações.
O primeiro-ministro não quis esse debate mas voltou a repetir o que tem sido a fórmula para a conta certa do ministro da Saúde: compensar a redução dos horários dos médicos com a reorganização do SNS.