Américo Aguiar toma esta quinta-feira posse como bispo de Setúbal, a terceira maior diocese de Portugal. Garante que está feliz e entusiasmado.
Tem 49 anos e foi uma das principais figuras da Fundação da Jornada Mundial da Juventude. Américo Aguiar foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar de Lisboa em 2019. Quatro anos depois é escolhido para uma nova função.
"Para mim, foi corresponder a um pedido do Papa e da Igreja (...) e aqui vou eu para Setúbal todo contente e feliz"
Em entrevista à Rádio Renascença, Américo Aguiar não escondeu o entusiasmo e garantiu que quer seguir as pisadas do célebre bispo de Setúbal, D. Manuel Martins.
"Meu conterrâneo e que me leva e levou nestas semanas e meses a viajar no tempo, a reencontrar-me com ele, a relembrar histórias momentos, acontecimentos (...) estarei particularmente atento e tentarei fazer caminho com todos, todos, todos", explicou.
Há mais de um ano que Setúbal não tinha Bispo, Américo Aguiar já definiu os primeiros passos.
"Na sexta-feira e no sábado vou tentar, logo nas primeiras 48 horas, vou tentar fazer algumas visitas chamadas institucionais para ficar logo imediatamente liberto para outro território", revela.
Quanto à possibilidade de chegar um dia ao lugar de Papa Francisco, Américo Aguiar não vaticina sobre o futuro nem revela ambições.
No próximo sábado já tem encontro marcado com a Comissão Diocesana de Proteção de menores e Adultos de Setúbal, um compromisso que só acontecerá depois de tomar posse esta quinta-feira na Sé da cidade.
A cerimónia começa às 18:00.