País

Costa salienta consenso europeu na condenação do Hamas e na defesa de Israel

O primeiro-ministro desvendou os assuntos tratados na reunião extraordinária do Conselho Europeu, que se realizou por videoconferência, que tinha como objetivo de os líderes europeus definirem uma posição comum sobre o conflito entre Israel e o Hamas.

RODRIGO ANTUNES / LUSA

SIC Notícias

Lusa

O primeiro-ministro afirmou esta terça-feira que se verificou na reunião extraordinária do Conselho Europeu um consenso muito alargado na condenação total do Hamas e em relação ao direito de Israel se defender respeitando o direito humanitário internacional.

Esta posição de António Costa foi publicada na sua conta na rede social X no final da reunião extraordinária do Conselho Europeu, que se realizou por videoconferência, com o objetivo de os líderes europeus definirem uma posição comum sobre o conflito entre Israel e o Hamas.

"Participei na reunião do Conselho Europeu dedicada à situação em Israel e em Gaza. Houve um consenso muito alargado na condenação total do Hamas e quanto ao direito de Israel de se defender dos brutais ataques terroristas, respeitando o direito humanitário internacional", escreveu o líder do executivo português.

De acordo com António Costa, todos os líderes dos Estados-membros da União Europeia concordaram "também que os reféns feitos pelo Hamas devem ser libertados imediatamente e sem pré-condições".

"O mesmo consenso quanto à importância de impedir uma catástrofe humanitária em Gaza", completou.

Nas suas mensagens, o primeiro-ministro referiu que os Estados-membros da União Europeia apoiam e saúdam "o aumento da assistência humanitária anunciado pela Comissão Europeia". "É fundamental assegurar a criação de corredores humanitários, seguindo o apelo do secretário-geral das Nações Unidas [António Guterres], e apoiar o Egito na gestão desta crise humanitária", acrescentou António Costa.

Últimas