País

Devolução das propinas e redução de IRS chegam para fixar jovens? Eis as respostas

Os baixos salários e a falta de condições estão a levar cada vez mais jovens talentos a sair do país. Muitos alunos universitários acham que trabalhar em Portugal não compensa.

Frederico Correia

Frederico Pinto

O Orçamento de Estado tem vários incentivos para os jovens durante os primeiros anos no mercado de trabalho, mas apesar do esforço orçamental muitos alunos universitários continuam a achar que trabalhar em Portugal não compensa.

Na feira do emprego do Instituto Politécnico de Viseu, ofertas de empresas não faltam e jovens no último ano de escolaridade também não, mas as condições ainda não são as ideias para fixar talentos.

O ministro das Finanças anunciou com o Orçamento de Estado uma redução no IRS para os jovens nos primeiros anos no mercado de trabalho, além da devolução do valores da propinas durante os primeiros anos de trabalho, mas será suficiente?

Quem emprega olhar para as medidas de apoio aos jovens como argumento de competitividade. O Orçamento de Estado para 2024 pretende ser um sinal importante para os jovens, no entanto, entre eles ainda pensam mais nas dificuldades.

Últimas