País

Deputados da XIII legislatura da Assembleia da Madeira tomam posse

Nas eleições, o PSD e o CDS-PP, coligados, elegeram 23 deputados, o PS obteve 11 lugares, o JPP ficou com 5 e o Chega passa a ter 4 parlamentares. A CDU, o PAN, o IL e o BE têm um deputado cada.

Assembleia Legislativa da Madeira

Lusa

Os 47 deputados da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) eleitos nas regionais de 24 de setembro, representando nove forças partidárias, tomam esta quarta-feira posse para a XIII legislatura do parlamento regional.

Nas eleições, o PSD e o CDS-PP, coligados, elegeram 23 deputados, o PS obteve 11 lugares, o JPP ficou com cinco e o Chega passa a ter quatro parlamentares. A CDU, o PAN, o IL e o BE têm um deputado cada.

Entre as oito candidaturas que conseguiriam eleger deputados, a coligação PSD/CDS-PP Somos Madeira teve 58.394 votos (44,31%), o PS obteve 28.840 (21,89%), o JPP alcançou 14.933 (11,33%) e o Chega arrecadou 12.029 (9,13%).

Com a eleição de apenas um deputado, a CDU teve 3.677 votos (2,79%), a IL arrecadou 3.555 (2,70%), o PAN obteve 3.046 (2,31%) e o BE conseguiu 3.035 (2,30%).

A nova legislatura fica assim marcada pela estreia do Chega e da IL na atividade parlamentar, além dos regressos do BE e do PAN à ALM.

Para assegurar uma maioria absoluta, o PSD celebrou com a deputada do PAN um acordo de incidência parlamentar.

Na anterior legislatura, o hemiciclo era composto por cinco representações, nomeadamente PSD (21 deputados), CDS (três) PS (19), JPP (3) e CDU (um).

O PSD/CDS volta a indicar o centrista José Manuel Rodrigues para presidente da Mesa da Assembleia da Madeira e os deputados sociais-democratas José Prada e Rubina Leal para duas vice-presidências, ficando a terceira para um representante do PS, o maior partido da oposição.

Com base na proposta de distribuição de lugares no hemiciclo do PSD aprovada na segunda-feira, na Comissão Permanente, no lado direito ficam sentados os deputados sociais-democratas, os do CDS, PAN e IL. Os parlamentares do PS, JPP, Chega - com representação na primeira fila -, BE e CDU vão ficar no lado esquerdo.

Alguns dos candidatos eleitos vão suspender os respetivos mandatos, casos dos social-democratas que vão integrar o novo Governo Regional, como Miguel Albuquerque (presidente do executivo regional) e Ana Sousa (secretária da Inclusão Social e Juventude), e do centrista Rui Barreto (secretário da Economia, do Mar e das Pescas), sendo substituídos por outros elementos da lista.

O mesmo acontece com os presidentes dos municípios de Câmara de Lobos, (Pedro Coelho - PSD), Ribeira Brava (Ricardo Nascimento -- Ribeira Brava Primeiro), Calheta (José António Teles - PSD) e São Vicente (José António Garcês -- PSD/CDS), que foram eleitos, mas vão cumprir o último mandato como autarcas.

A cerimónia de posse do Governo Regional (PSD/CDS), liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, está agendada para 17 de outubro, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira.

Últimas