Vendas Novas é agora uma forte hipótese para a localização do novo aeroporto. Desse modo, a SIC foi até à cidade localizada a cerca de 70 quilómetros da capital para apurar qual é a opinião dos moradores relativamente à construção desta infraestrutura.
O jornalista que se deslocou ao local, Diogo Martins, começa por referir que os habitantes locais não estão surpreendidos, visto que esta hipótese já é falada desde que a Comissão Técnica Independente começou a receber propostas da consulta pública.
O jornalista revela que a população acredita que um aeroporto na cidade seria algo bastante positivo, uma vez que dinamizaria e impulsionaria a economia local.
Uma habitante de Vendas Novas entrevistada pela SIC acredita que a construção do aeroporto não descaracterizaria a região. Apesar dos 70 quilómetros de distância em relação a Lisboa, os locais apontam que esse não é um fator impeditivo.
Comissão Independente continua a avaliar impacto ambiental
No entanto, para já, tudo não passa de apenas uma hipótese. A Comissão Independente continua a avaliar qual a melhor solução a adotar, ainda que Vendas Novas apresente características favoráveis à construção do aeroporto, tais como a existência de outras infraestruturas de apoio que são essenciais - caminhos de ferro e autoestradas, por exemplo.
Em relação ao impacto ambiental, Vendas Novas também aparece como uma das melhores colocadas, de acordo com especialistas em Ordenamento do Território ouvidos pela SIC, que apontam que a construção do aeroporto não afetaria o caminho das aves migratórias nem as zonas rurais envolventes.