País

"Democracia é isto mesmo": Climáximo corta estrada no centro de Lisboa

Protesto teve lugar no cruzamento entre a Avenida 5 de Outubro e a Avenida de Berna, uma das zonas mais movimentadas da capital. Segundo um comunicado do grupo, os elementos acabaram detidos pela PSP.

DR

Cláudia Machado

Um grupo de sete elementos do grupo Climáximo impediu a circulação do trânsito no cruzamento entre a Avenida 5 de Outubro e a Avenida de Berna, em Lisboa, sentando-se na estrada, à semelhança de protestos anteriores. A ação decorreu na tarde desta terça-feira.

"Democracia é isto mesmo", destaca o grupo num comunicado em que dá conta de que os seus apoiantes “foram detidos pela PSP”.

“Há muito que o estado e as empresas sabem das mortes e destruição que causam com a crise climática. Se são eles os culpados desta guerra, teremos de ser nós a criar democracia”, defende António Assunção, um porta-voz do grupo que terá sido detido no protesto desta terça-feira.

Esta iniciativa junta-se a uma já longa lista de protestos, que tiveram início com o corte do trânsito na Segunda Circular em hora de ponta. Além do bloqueio de estradas, o grupo também já recorreu a tinta, com a qual vandalizou a fachada da REN, a mesma cujos vidros acabaram partidos, numa segunda ação.

Últimas