As amigas Andreia e Márcia, ambas de nacionalidade brasileira, vivem em tendas na Quinta dos Ingleses, em Carcavelos, uma situação denunciada numa reportagem da SIC.
Em declarações à repórter da SIC, Catarina Terroso, disseram que, neste momento, no local vivem cerca de 20 a 25 pessoas, todas com trabalho.
“Muitas pessoas julgam-nos por estarmos a morar numa área cara, mas todos trabalhamos naquela região”, afirmou Andreia, acrescentando que “ninguém está ali porque quer”.
Até dezembro, Andreia espera juntar dinheiro suficiente para comprar uma caravana e sair da Quinta dos Ingleses.
Várias centenas de pessoas começaram a juntar-se, em Lisboa, para o protesto pelo direito à habitação e pela justiça climática. Pelas 15:00, centenas de manifestantes aglomeravam-se na Alameda D. Afonso Henriques, aproveitando as poucas sombras disponíveis, munidos com faixas, tambores, bandeiras e casas de cartão.
Os protestos começaram esta manhã no Barreiro, Beja, Évora, Portalegre e Tavira. Da parte da tarde, além de Lisboa, estão agendadas manifestações no Porto, Aveiro, Braga, Coimbra, Covilhã, Guimarães, Lagos, Leiria, Portimão, Viseu, Samora Correia e Alcácer do Sal.