O Centro de Saúde de São João das Lampas, no concelho de Sintra, não tem médicos de família. A autarquia já avançou com incentivos, como um apoio extra de mais de 1.100 euros por mês, o que não foi suficiente para colmatar a falta de médicos em todo o concelho.
Há quatro meses que o centro de saúde não tem médicos. Esta unidade de saúde tem 8.000 utentes inscritos e mantém-se a funcionar, sobretudo, com serviços de enfermagem.
Quem tenta marcar consultas não consegue porque os agendamentos estão suspensos, apesar de agora haver um médico que vem ao centro de saúde às terças e quintas-feiras.
À porta da unidade foram colocados avisos a informar que os casos de urgência devem ser dirigidos para o Hospital de Cascais. A ausência de médicos existe desde final de maio porque os profissionais reformaram-se e demitiram-se por excesso de trabalho.
Utentes criaram petição
Os utentes da freguesia criaram uma petição para exigir a contratação imediata de profissionais e a Câmara de Sintra já avançou com incentivos para fixar médicos, como um apoio extra de mais de 1.100 euros por mês, mas não foi suficiente.
A falta de profissionais de saúde abrange todo o concelho.