País

Miguel Albuquerque vai anunciar os moldes do acordo com PAN

No Funchal, decorre a reunião final, entre o PSD Madeira e o PAN, tendo em vista governação com maioria parlamentar na região. Miguel Albuquerque deve fazer um anúncio ainda esta terça-feira.

Fernanda de Oliveira Ribeiro

Marta Caires

Ricardo Piano

O PSD Madeira fez um acordo com o PAN e vai continuar a governar com maioria absoluta. Miguel venceu as eleições de domingo, mas ficou a um deputado do controlo total do parlamento madeirense.

O PSD Madeira preferiu o PAN, ao invés da Iniciativa Liberal ou do Chega, para somar os 24 deputados necessários para atingir a maioria parlamentar, uma vez que a coligação vencedora, que junta os social-democratas aos centristas, elegeu apenas 23 dos 47 deputados.

A única eleita do PAN, que se estreia nestas lides, Mónica Freitas, fechará o círculo desenhado por Miguel Albuquerque e deve aproveitar a oportunidade para fazer valer algumas contrapartidas.

As negociações com o PAN começaram logo na segunda-feira e o líder regional do PSD revelava, então, confiança no processo.

O acerto de contas continuou esta terça-feira num hotel no Funchal com Jaime Filipe Ramos, Pedro Calado e João Paulo Marques a representarem Miguel Albuquerque, que deverá anunciar os moldes do acordo durante esta terça-feira. Subsiste, no entanto, a dúvida:

Se o entendimento é de incidência parlamentar ou se o PAN integrará mesmo o Governo Regional, uma possibilidade que parece não tentar o novo parceiro do PSD-Madeira.

E assim, caiu por terra a promessa de Miguel Albuquerque de demitir-se da liderança do governo regional, caso não tivesse maioria absoluta.

Últimas