Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em vários pontos do país em defesa do Sistema Nacional de Saúde (SNS).
Os manifestantes pedem um SNS melhor num país onde um milhão e 700 mil pessoas não têm médico de família, só em Lisboa e Vale do Tejo são cerca de 70%.
Na capital, um dos palcos da manifestação, a CGTP exigiu melhores condições para utentes e profissionais de saúde.
"Quando se fala dos profissionais de saúde, apenas se fala dos médicos. Existem outras classes dentro da saúde que merecem também algum respeito e consideração pelo trabalho que desenvolvem", refere uma enfermeira.
Isabel Camarinha, secretária-geral da CGTP, sublinha que o SNS precisa “é de investimento e não a transferência de verbas brutais, como acontece no Orçamento do Estado deste ano, para o setor da saúde privada”.
Só este sábado, foram mais de 20 as ações de protesto em todo o país, organizadas pela CGTP e em todas a mesma exigência: melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde para garantir um melhor atendimento dos utentes.