País

Marcelo visita comunidades portuguesas no Canadá com deputados de seis partidos

Para além do ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho e pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, o Presidente da República estará acompanhado por deputados do PS, PSD, IL, Chega, PCP e Bloco de Esquerda.

Eraldo Peres

SIC Notícias

Lusa

O Presidente da República vai realizar uma visita oficial ao Canadá entre quarta-feira e domingo, concentrada em Montreal e Toronto, com um programa dedicado às comunidades emigrantes portuguesas, em que estará acompanhado por deputados de seis partidos.

Durante esta visita, Marcelo Rebelo de Sousa terá um encontro com o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, na sexta-feira, em Toronto, confirmou a Presidência da República Portuguesa.

Esta deslocação do chefe de Estado ao Canadá, onde segundo o recenseamento de 2021 vivem cerca de 450 mil pessoas de origem portuguesa, coincide com as celebrações dos 70 anos da chegada dos primeiros emigrantes portugueses oficialmente registados.

No Canadá, o Presidente da República estará acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, e por deputados de todos os partidos que têm grupos parlamentares.

O PS estará representado pelo deputado João Azevedo e Castro e o PSD por Francisco Pimentel, ambos deputados eleitos pelos Açores, de onde é oriunda grande parte da emigração portuguesa para o Canadá.

Diogo Pacheco de Amorim (Chega), Rodrigo Saraiva (Iniciativa Liberal), Bruno Dias (PCP) e José Soeiro (Bloco de Esquerda) completam a comitiva. Só não irão representantes de PAN e Livre, que têm deputados únicos.

Depois desta visita pelo Canadá, Marcelo Rebelo de Sousa viajará para os Estados Unidos da América, para participar no debate geral da 78.ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, até 23 de setembro.

Últimas