País

Profissionais de saúde têm dúvidas sobre como vai funcionar a reforma do SNS

A alteração pretende responder a dois grandes desafios do SNS: a integração dos cuidados de saúde para facilitar o acesso e o percurso dos doentes nos serviços e uma nova forma de gerir o dinheiro neste setor.

SIC Notícias

Há profissionais de saúde com dúvidas sobre como vai funcionar na prática a grande reforma do Serviço Nacional de Saúde. Consideram que falta saber detalhes sobre o plano de gestão desta mudança.

A reforma pretende responder a dois grandes desafios do SNS: a integração dos cuidados de saúde para facilitar o acesso e o percurso dos doentes nos serviços e uma nova forma de gerir o dinheiro neste setor. Ficam, contudo, por saber como vão ser executadas as novas medidas.

Sabe-se que financiamento vai passar a ser ser feito com base no risco clínico e número dos utentes que as futuras Unidades Locais de saúde vão ter a cargo. No Algarve há dúvidas sobre se esta solução vai ser capaz de dar resposta a uma realidade que varia ao longo do ano.

Modelo vai ser aplicado a 31 novas Unidades Locais de Saúde

O novo modelo, ainda vago, vai ser aplicado a 31 novas Unidades Locais de Saúde no país. Resta também saber como.

O Governo e a Direção Executiva têm quatro meses para passar da teoria à prática e envolver todos os profissionais que fazem parte da mudança que promete
melhorar a qualidade dos serviços de saúde no país.

Últimas