País

Análises feitas no SNS em Loures poupam ao Estado 400 mil euros por ano

Antes, as análises clínicas eram asseguradas por privados, mas, agora, para poupar, um acordo entre duas instituições do SNS permite que o dinheiro seja redirecionado.

SIC Notícias

As análises clínicas dos utentes do Hospital Beatriz Ângelo passam a ser feitas pelo Centro Hospitalar Lisboa Central. O serviço era feito por privados e com esta nova equipa vai ser possível poupar 400 mil euros por ano.

As análises no Beatriz Ângelo, até agora feitas por um laboratório privado, vão passar a ser realizadas pelo Centro Hospitalar Lisboa Central.

Um a dois médicos patologistas clínicos e o corpo técnico, num total de 20 profissionais de saúde, vão assegurar a colheita e o processamento das análises do Hospital de Loures.

O acordo assinado entre as duas instituições do SNS vai permitir uma poupança de 400 mil euros por ano nos exames diários realizados nos serviços de urgência, internamento e acompanhamento em consulta.

O Beatriz Ângelo realiza todos os anos mais de 225 mil colheitas e dois milhões e 300 mil análises num valor anual superior a cinco milhões de euros.

O pioneiro projeto de gestão partilhada de recursos reforça o Centro Hospitalar Lisboa Central como o maior laboratório de patologia clínica do SNS
com a realização de mais de nove milhões de análises por ano.

Últimas