Há alunos que concorreram ao ensino superior, mas afirmam não ter sido colocados por causa de um erro do sistema informático. A SIC falou com duas estudantes que dizem ter submetido as candidaturas com sucesso.
Maria Beatriz Galvão candidatou-se à primeira fase do ensino superior há cerca de um mês, dentro do prazo definido. Preencheu tudo o que lhe era pedido e depois submeteu a candidatura na página da Direção-Geral de Ensino Superior (DGES).
Por se estar a candidatar pela primeira vez, Maria Beatriz desconhecia que tinha de receber um email que serve de comprovativo. Só no domingo, dia em que saíram as colocações, é que percebeu que algo não estaria bem.
DGES disse não ter registo da candidatura
Entrou de imediato em contacto com a DGES que, em resposta, disse não ter registo da candidatura e que a única solução é concorrer à segunda fase. Apesar da média de 18 valores, teme não conseguir entrar no curso que pretende.
Também Catarina Nobre diz que na página da DGES apareceu que a candidatura tinha sido submetida com sucesso. A jovem suspeita que se tenha tratado de um erro informático.
À SIC, o Ministério do Ensino Superior garante não se tratar de qualquer falha da plataforma e que, nestes casos, as estudantes terão iniciado a candidatura, mas não submetido porque é gerado automaticamente um recibo com um resumo da candidatura, número de candidatura, hora e data de submissão, o que não aconteceu.