País

Ensino Superior: colocações são conhecidas mais cedo este ano

Em 2022, houve estudantes que em outubro ainda não sabiam se tinham acesso ou não aos sítios em que se candidataram. Este ano, já estará tudo resolvido até ao final de setembro.

SIC Notícias

Falta um mês para o início do ano letivo no Ensino Superior. Este ano as colocações são conhecidas mais cedo, o que vai permitir aos estudantes deslocados terem mais tempo para procurar casa.

Se em 2022 foi preciso esperar por meio de outubro para os alunos que se candidataram na terceira fase de acesso ao Ensino Superior saberem se ficaram ou não colocados, este ano os resultados são apresentados até final de setembro.

Os da primeira fase são conhecidos a 27 de agosto, os da segunda a 17 de setembro e, por último, os resultados da terceira fase a 30 de setembro.

Isto permite diminuir a diferença de entrada na instituição de ensino e facilitar a procura de habitação.

A segunda fase de candidaturas acontece entre 28 de agosto e 5 de setembro e a terceira e última fase de 22 a 25 de setembro sendo os resultados da última fase conhecidos cinco dias depois de terminarem as candidaturas.

O Governo antecipa, assim, o calendário de candidaturas e colocações no Ensino Superior num ano em que há mais de 55 mil vagas para a primeira fase, mais 671 do que no ano passado.

Últimas