O Presidente da República, em declarações exclusivas à SIC, assumiu que o cargo que ocupa o obriga a viver a Jornada Mundial da Juventude de uma forma mais institucional, e menos como católico. Marcelo Rebelo de Sousa insiste ainda que o País ganhou projeção internacional com o evento e que o retorno económico é evidente.
Além disso, Marcelo Rebelo de Sousa reconhece que não tem havido muito tempo para descansar ao acompanhar a agenda do Papa Francisco, que "se levanta muito cedo".
Em termos pessoas, Marcelo não esconde a profunda admiração que sente por Francisco, que vê como o Papa da transformação do mundo.
“Tive a sorte de ter mais tempo para estar com ele. É um Papa progressista, muito empenhado. Um prior de uma freguesia pobre e que nunca deixou de o ser, isso dá-lhe humildade”, afirma o chefe de Estado.
Marcelo Rebelo de Sousa revela ainda que o Papa Francisco tem um enorme sentido de humor e revelou à SIC alguns momentos caricatos vividos durante estes dias.