País

Leiria vai construir creches para mais de 200 crianças

A Câmara de Leiria elaborou um projeto tipo para a criação de creches que está a disponibilizar a instituições do concelho.

Canva

SIC Notícias

Lusa

O concelho de Leiria irá aumentar a oferta para mais de 200 crianças com a construção e ampliação de novas creches, depois de sete candidaturas terem sido aprovadas, no âmbito do financiamento do Programa de Recuperação e Resiliência.

O anúncio foi feito esta terça-feira na reunião da Câmara de Leiria, tendo a vereadora com o pelouro da Ação Social, Ana Valentim, afirmado que houve sete candidaturas aprovadas, mas uma delas desistiu do projeto.

A Samvipaz - Associação de Solidariedade Social "teve um problema com o projeto", pelo que "não avançará com a creche".

"Têm o terreno e está em cima da mesa poderem fazer uma ERPI [Estrutura Residencial para Pessoas Idosas] que era a resposta que gostariam de avançar", precisou Ana Valentim.

A Câmara de Leiria elaborou um projeto tipo para a criação de creches que está a disponibilizar a instituições do concelho, cuja arquitetura foi hoje apresentada na reunião de executivo, que decorreu na União de Freguesias de Colmeias e Memória.

Este equipamento está dividido em três escalões etários e dimensionado para 42 crianças.

"Saiu uma portaria que permite às creches alargar a capacidade. Temos de rever o nosso projeto já de acordo com esta portaria para quem quiser candidatar-se, caso saia um novo aviso, possa fazê-lo com o novo projeto", adiantou Ana Valentim.

Das candidaturas aprovadas três instituições vão beneficiar deste projeto tipo para a instalação de creches, a Academia Cultural e Social da Maceira, o Centro Social Paroquial Paulo VI e da Associação de Desenvolvimento e Bem-Estar Social da Freguesia da Barreira.

Outras três, com apoio do PRR para a mesma resposta, são a Fundação Santa Margarida do Arrabal, a AMITEI - Associação de Solidariedade Social de Marrazes e a Associação de Desenvolvimento Social da Loureira, "esta última a quem o Município cedeu uma escola desativada para implementação de uma creche. "Estas têm projeto próprio", disse a vereadora socialista.

Apesar do projeto da Associação da Loureira estar "já bastante avançado" não se prevê que fique concluído antes de 2024. O mesmo acontecerá com todos os outros, afirmou.

Ana Valentim acrescentou que o Município de Leiria irá ainda "dar um reforço ao financiamento, no âmbito do Pro Leiria, para que as instituições concluam as obras".

A autarca afirmou que a câmara manteve ativo o programa "Creche para todos", independentemente do 'Creche Feliz' do Governo.

"O nosso apoio está focalizado para as famílias que não tendo vaga na rede solidária possam recorrer à rede privada. Houve algumas famílias que ficaram abrangidas pelo programa do Governo deixaram de beneficiar do nosso apoio, mas ainda temos cerca de 40 famílias com o nosso programa", revelou.

Últimas