País

Bombeiros sapadores anunciam greve nacional para agosto

Os bombeiros sapadores exigem ao Governo um despacho para acabar com as dúvidas sobre os pagamentos de trabalho extraordinário e subsídio de turno em diversos municípios.

SIC Notícias

Os bombeiros sapadores profissionais anunciaram uma greve nacional para o mês de agosto para exigir despacho sobre o trabalho extraordinário. Há uma semana a Câmara Municipal de Setúbal suspendeu o pagamento do subsídio de turno aos trabalhadores com base em decisões judiciais.

A decisão é do Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais que pretende paralisar os sapadores numa greve nacional durante o mês de agosto. Exigem ao Governo um despacho para acabar com as dúvidas sobre os pagamentos de trabalho extraordinário e subsídio de turno em diversos municípios.

"Não podemos ficar reféns das autarquias, dos seus gabinetes jurídicos e de algumas decisões judiciais que interpretam a lei de formas diferentes, onde os bombeiros estão a ser prejudicados e veem os vencimentos reduzidos", afirma o presidente do Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais, Sérgio Carvalho.

A Câmara de Setúbal recorreu aos tribunais e anunciou na semana passada a suspensão do pagamento do subsídio de turno aos bombeiros sapadores com base em decisões judiciais.

De acordo com os pareceres, os bombeiros sapadores não têm direito a auferir qualquer suplemento remuneratório pelo trabalho suplementar prestado no horário definido.

A luta dura há oito meses, mas com reivindicações que começaram há quase uma década.

Na semana passada, o autarca de Setúbal teve de ser escoltado pela PSP devido a um protesto de bombeiros.

Últimas