O Presidente da República vai condecorar com a Ordem do Mérito o Centro Ismaili. O chefe de Estado justifica a decisão pela partilha dos valores da paz e da justiça.
“É justo que eu entregue as insígnias de membro honorário da Ordem do Mérito a este centro", pronunciou o Presidente.
Na celebração dos 25 anos do centro, o Presidente da República assinala algo que considera ser um marco “histórico” para a comunidade.
"Com uma alegria, uma alegria dupla, que é: reconhecer o passo histórico dado com a presidência de uma mulher no Ismaili Council. É um passo histórico que a comunidade dá. Que acompanha aquilo que tem sido a história concretizada por este centro nos últimos 25 anos”, reconheceu Marcelo Rebelo de Sousa.
O Centro Ismaili caracteriza-se, conforme descreve no site oficial, “não só por ser um espaço de oração para a comunidade, mas também, por ser ponto de encontro entre pessoas de diversos contextos sociais e culturais, promovendo desta forma a criação de pontes entre várias comunidades. Um lugar de partilha de conhecimento e desenvolvimento intelectual, celebrando valores como o pluralismo”.
Foi inaugurado a 18 de dezembro de 1996 e reflete a herança e identidade cultural da comunidade ismaili, que é muçulmana do ramo xiita.