País

Diretor interino de obstetrícia do Santa Maria faz turno de 24 horas para garantir serviço

Na quarta-feira, o hospital transferiu uma grávida com diabetes gestacional controlada para maternidade da CUF Descobertas, depois de ter assegurado que só seriam encaminhadas para o privado utentes de baixo risco.

SIC Notícias

A SIC sabe que o diretor interino do Serviço de Obstetrícia do Hospital Santa Maria vai fazer este sábado uma escala de 24 horas para garantir que não faltam médicos nas urgências e impedir o fecho deste serviço. Para além destas 24 horas de serviço, o diretor interino já fez 36 horas esta semana.

As horas extraordinárias de serviço servem para assegurar a presença de pelo menos dois especialistas e dois internos, condição essencial para que que as urgências não encerrem.

A SIC também sabe que dois médicos com mais de 55 anos que não faziam urgências, voltaram às escalas para reforçar as equipas.

Em agosto, dois terços dos 50 obstetras, entre especialistas e internos, vão de férias. Já os que ficam recusaram fazer mais horas extraordinárias, além das 150 a que estão obrigados por lei.

O hospital de Santa Maria, em Lisboa, transferiu na quarta-feira uma mulher grávida de risco com um diagnóstico de diabetes gestacional controlada para um hospital privado, contrariando o anunciado pelo Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN).

Últimas