País

Presidente da República desmaia durante visita a faculdade na Caparica

Marcelo Rebelo de Sousa foi transportado para o Hospital de Santa Cruz, em Oeiras, onde realizou exames médicos. Visita não estava na agenda oficial do chefe de Estado, que estaria a título pessoal na faculdade.

HUGO DELGADO

SIC Notícias

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sofreu uma indisposição, esta quarta-feira, durante uma visita à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no campus da Costa de Caparica, no concelho de Almada.

Os meios de socorro foram deslocados para o local. O Presidente foi transportado “por precaução" para o Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, concelho de Oeiras. Ao que a SIC apurou, os exames médicos realizados não mostraram problemas.

O Presidente está “alegre e bem disposto” e gravou mensagens para os eventos em que ia marcar presença esta quarta-feira, referiu a Presidência da República numa nota enviada à SIC.

Os médicos aconselharam o chefe de Estado a passar a noite no hospital, mas Marcelo pretende ter alta ainda hoje.

Assim que soube do sucedido, o primeiro-ministro interrompeu uma visita a uma fábrica em Nelas para se inteirar, ao telefone, do estado de saúde do Presidente da República.

No vídeo, as imagens do momento em que António Costa recebeu mais informações sobre a situação de Marcelo.

O Chefe da Casa Civil disse aos jornalistas que o chefe de Estado realizou vários exames médicos. Fernando Frutuoso de Melo acrescentou ainda que Marcelo estava bem disposto antes da visita e que tudo não deve ter passado de uma quebra de tensão.

Esta não é a primeira vez que Marcelo Rebelo de Sousa, de 74 anos, desmaia num evento público. Em junho de 2018, durante uma visita à Basílica do Bom Jesus, em Braga, o Presidente sentiu-se mal, desmaiou e foi levado para o hospital por precaução, onde lhe foi diagnosticada uma gastroenterite aguda.

Marcelo foi operado três vezes desde 2018

O Presidente da República foi operado “com sucesso” a duas hérnias inguinais, a 15 de dezembro de 2021, no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa.

Antes, a 28 de dezembro de 2018, Marcelo foi operado de urgência a uma hérnia umbilical no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, o que o obrigou a cancelar toda a sua agenda até ao final desse ano e a abrandar o ritmo nas semanas seguintes.

A 30 de outubro de 2019, o chefe de Estado foi submetido a um cateterismo cardíaco, desta vez de forma programada, no Hospital de Santa Cruz, em Oeiras.

Últimas