Em 1993 nascia o clássico Renault Twingo. Trinta anos depois e para assinalar o aniversário do modelo, seis carros "clássicos" de 1993 e 1994 percorrem cerca de 2 mil quilómetros, do Porto (e um de Lisboa) a Paris, e vão fazer outros 2 mil para o regresso a Portugal. Este fim de semana, têm um encontro com entusiastas do carro e com Patrick Le Quément, diretor de design e responsável pelo projeto "Twingo" na época.
O "sorriso do carro e a atitude" são o que apaixona Miguel Araújo, membro do Twingo Clube PT. Comprou o seu primeiro Renaul Twingo em 1993, ano em que foram lançados. Miguel tinha acabado de sair da faculdade. Enquanto os colegas compravam carros comerciais, o então jovem do Porto optou pelo "pequeno e charmoso Renault Twingo", conta à SIC Notícias. Foi "atração à primeira vista" que se transformou mais tarde em "amor".
Trinta anos depois de comprar o primeiro Twingo, Miguel percorre cerca de 4 mil quilómetros (2 mil para cada lado) do Porto, em Portugal, a Paris, França. O carro é de 1994, foi comprado há dois anos, e tem uma "característica extraordinária": ar condicionado.
Miguel Aráujo tem outros carros “superiores”, mas é o Twingo que escolhe para dar umas "voltinhas ao fim de semana".
"Apesar dos seus 30 anos, não tem uma ruga. É um carro simples, mas não é um carro pobre. Tem uma linha que o diferencia de todos os outros. É muito colorido, espaçoso e versátil. Funciona muito bem na cidade porque é pequeno, mas tem um motor suficientemente potente para se fazer à estrada sem receios. Tem atitude", descreve.
É um voltar a casa"
O membro do Twingo Clube PT foi um dos organizadores da viagem a Paris, que pretende assinalar os 30 anos do modelo. É um "voltar a casa" do carro de marca francesa, diz.
Catorze portugueses chegam a Paris este sábado, 10 de junho, depois de três dias de viagem. Cinco carros partiram do Porto e um de Lisboa, em Renault's Twingo clássicos de 1993 e 1994. Pela frente tinham dois mil quilómetros (e outros dois mil para voltar).
Na quinta-feira, o grupo de portugueses encontrou-se com um “grupo grande de entusiastas franceses”. Este sábado, visitou o Museu Renault 5, em Orléans.
Para Paris os planos são outros: visitar a Embaixada portuguesa no dia 10, Dia de Portugal, e conhecer Patrick Le Quément, diretor de design e responsável pelo projeto "Twingo" na época.
O regresso a Portugal acontece a partir de dia 13 de junho, mas será "livre, fora da organização" do clube.
A “dinâmica” dos portugueses
O Twingo Automóvel Clube, com a designação Twingo Clube PT, nasceu durante a pandemia, em 2021, quando entusiastas do carro tinham "mais tempo" e "navegavam" por grupos do Facebook de automóveis. Dois anos depois, promovem encontros anuais e mensais, sobretudo no Porto e na Marinha Grande, de onde é a maioria dos membros, e participam em eventos de clássicos, como a Automobilia, em Aveiro, e o Motorfestival, no Caramulo.
Há até uma entusiasta francesa inscrita no clube português, que diz que o clube francês "não tem a dinâmica" do Twingo Clube PT, conta Miguel Araújo à SIC Notícias.