País

Marcelo recebeu (com algumas dificuldades) a carta que Montenegro enviou a Costa

Não foi fácil abrir o e-mail em que seguia a mensagem de Luís Montenegro a António Costa, disse o Presidente da República. O líder do PSD exigiu, novamente, a demissão de Galamba ao primeiro-ministro. Marcelo leu tudo e já respondeu aos jornalistas.

SIC Notícias

Marcelo Rebelo de Sousa diz que vai manter-se em silêncio quanto à carta que Luís Montenegro enviou ao primeiro-ministro. A carta foi enviada esta sexta-feira com conhecimento ao Presidente da República quando regressava da África do Sul.

Numa carta enviada a António Costa, o líder do PSD voltou a exigir a demissão de Galamba e da secretária-geral geral do SIRP (Sistema de Informações da República Portuguesa).

Na mensagem, a que a SIC teve acesso, Luís Montenegro disse que a audição de Mendonça Mendes confirmou que o ministro das Infraestruturas mentiu, de forma deliberada, ao Parlamento. O social-democrata lembra que António Costa garantiu que iria assumir a responsabilidade pelas ações futuras de João Galamba, quando escolheu mantê-lo no Governo.

Na mesma carta, o PSD volta a pedir a demissão da secretária-geral do SIRP, por entender que a intervenção das secretas na recuperação do computador de Frederico Pinheiro não teve base legal. Montenegro diz que houve um abuso de poder por parte do Governo e que os serviços deviam ter recusado atuar.

"Caso não ocorra qualquer demissão, quero que V. Ex.ª saiba que passará a ocorrer um facto inédito em toda a democracia portuguesa: a direção do SIRP deixará de ter a confiança do maior partido da oposição. Espero que o SIRP continue a servir o Estado, mas fá-lo-á apenas com o aval e a confiança do Governo", escreve Luís Montenegro.

Na missiva, datada de quinta-feira, e cujo conteúdo foi dado a conhecer ao Presidente da República, Montenegro antecipa que os sociais-democratas vão "propor oportunamente a mudança do regime de fiscalização parlamentar" dos serviços de informações, de modo "a torná-lo mais transparente e eficaz".

Últimas