País

A escola onde os telemóveis não vão ao recreio

Mais de 12 mil pessoas assinaram uma petição online que pede o fim do uso de telemóveis nos recreios das escolas, algo que já acontece há vários anos na escola de Lourosa, em Santa Maria da Feira.

SIC Notícias

Na escola EB 2/3 António Alves Amorim, em Lourosa, Santa Maria da Feira, os telemóveis dos alunos são recolhidos à entrada e só voltam a ser entregues aos alunos no final do dia. É assim desde 2017.

Seis anos depois, alunos, pais e professores admitem os benefícios da medida de restringir o uso de telemóveis, fora das aulas.

Inspirada nesta escola, nasceu uma petição online “Viver o recreio escolar, sem ecrãs de smartphones” que já reúne 13 mil assinaturas. A iniciativa partiu de um grupo de pais que querem incentivar o brincar nos recreios para alunos do 5º e 6º anos.

A petição pretende ainda prevenir os casos de bullying pela internet e evitar o contacto dos mais novos com conteúdos impróprios. O número de assinaturas já permite que os autores venham a ser ouvidos por uma comissão especializada em educação.

Últimas