A falta de médicos pediatras em Viseu está a colocar em causa a escala do serviço de urgência. A confirma-se o encerramento pontual do serviço, os utentes podem ser obrigados a percorrer quase 100 quilómetros até ao serviço de urgência de Coimbra.
O problema agravou-se nas últimas semanas, quando quatro médicos pediatras abandonaram a equipa do Centro Hospitalar Tondela Viseu , que admite agora dificuldades em preencher a próxima escala para o serviço urgência.
Viseu é já referência para o hospital da Guarda em relação a várias especialistas, sendo a obstetrícia uma delas. Chegam várias grávidas transferidas da Guarda por falta de profissionais nas equipas, agora com a carência de pediatras na equipa de Viseu, a obstetrícia terá igualmente dificuldade, já que para nascer uma criança tem de haver pediatra presente.
A administração do Centro Hospital de Tondela Viseu garantiu que tem a decorrer um concurso para a contratação de dois profissionais de saúde, mas a SIC sabe que não há garantias que as vagas sejam preenchidas.